Desova de containers: como funciona na logística portuária?
- 16/10/2024
- 12 minutos
O transporte mundial de mercadorias é uma parte fundamental da economia atual. Graças aos avanços na comunicação e na construção de navios, é possível fazer importações e exportações em larga escala por via marítima. Em meio a isso, estão alguns processos essenciais, como a desova de containers em portos.
Justamente por ser um ponto integral do transporte marítimo, essa desova deve ser realizada com todo o cuidado, sempre por uma equipe especializada. Entender como ele funciona e sua importância é um passo-chave para o planejamento da logística portuária.
Portanto, acompanhe este conteúdo para aprender mais sobre o funcionamento da desova de containers, os impactos dessa atividade e quais os passos que a envolvem.
O que é a desova de containers?
A desova de containers é o processo de retirada da carga de dentro do container, preparação e transporte até seu destino. É o processo oposto à ova ou estufagem, quando a mercadoria é inserida no container para transporte marítimo.
Ela deve ser realizada no porto de destino, como parte da exportação, importação e fretagem marítima. Ao final do processo, todo o conteúdo será removido, tanto a mercadoria quanto os materiais usados para mantê-la em segurança. Em seguida, ele pode ser devolvido e utilizado em novos transportes.
Qual é a importância da desova de containers?
A ova e desova de cargas é uma parte integral da logística portuária. Como dissemos, ela deve sempre ser conduzida por uma equipe especializada, para garantir o resultado desejado. Entenda, a seguir, como esse processo é tão importante.
Conferir a integridade da carga
Uma das primeiras tarefas envolvidas no processo de desova de containers é a conferência das mercadorias. A equipe precisa garantir que toda a carga chegou como planejado, sem nenhum dano, especialmente quando se trata de grandes importações.
A própria retirada da mercadoria também envolve um risco de prejudicar a integridade da carga, caso não seja realizada corretamente. Por isso, o ideal é investir em um serviço especializado.
Evitar atrasos na entrega dos produtos
O transporte marítimo hoje é um método bastante eficiente para transportar grandes cargas internacionalmente. Porém, após chegar ao porto, ainda é necessário considerar seu preparo e seu transporte por terra.
Um processo de desova efetivo é fundamental nesse ponto. Assim, a mercadoria pode ser entregue ao seu destino em menos tempo, o que colabora para um descarregamento de containers bem-sucedido.
Otimizar os custos de transporte
A manipulação da carga pode impor um custo considerável em seu planejamento de logística. Atrasos implicam mais despesas com armazenamento, enquanto erros de manipulação aumentam o risco de danos à mercadoria.
Contar com um serviço de desova de containers especializado diminui consideravelmente esses fatores. Dessa maneira, você extrai melhores resultados em relação ao seu investimento.
Quais equipamentos são utilizados nesse processo?
Para garantir a segurança na descarga de containers, é preciso contar com uma equipe especializada e um conjunto adequado de equipamentos. Caso contrário, o processo seria ineficiente ou impossível.
O transporte do container entre o navio e o porto é feito com um guindaste específico para essa finalidade. Já para a retirada da carga do container, são utilizadas empilhadeiras. As cargas são posicionadas em paletes de madeira durante a estufagem, para permitir o transporte mais eficiente.
Lembrando que a operação desse maquinário deve ser realizada sempre por um time com capacitação para tal. Sem o treinamento adequado, há grande risco de danificar a carga ou causar acidentes.
Quais são os passos da desova de containers?
Para que a chegada da carga ao porto ocorra sem complicações, é necessário seguir todos os passos da desova corretamente. Saiba mais sobre os principais deles e como devem ser conduzidos.
Chegada da carga ao porto
O processo de desova de containers começa com a chegada do navio ao porto. Antes de atracar, a equipe que receberá a carga já deve se preparar, separando os equipamentos que serão utilizados. Considerando o número de containers que cada navio pode transportar, é importante aproveitar ao máximo o tempo disponível.
Verificação da documentação
Antes de fazer a remoção do conteúdo, a equipe responsável deve conferir a documentação da carga e comprovar que ela foi feita dentro dos parâmetros da lei. Isso inclui identificar o tipo de navio usado no transporte, nomes do proprietário, do remetente e do destinatário, valores envolvidos etc.
Caso haja alguma inconsistência na identificação do container, pode ser que a carga fique retida por um tempo. Se não for possível solucionar o problema, ela deve ser devolvida ao remetente.
Verificação da carga
Uma vez que o container tenha sido identificado, o próximo passo é a verificação do seu conteúdo. A equipe fará a contagem e a inspeção de cada mercadoria, comparando com o que foi notificado.
O primeiro objetivo é garantir que os produtos chegaram ao seu destino corretamente. Novamente, se houver alguma inconsistência, é preciso entrar em contato com os responsáveis pelo envio para retificar a situação.
Retirada da mercadoria
Se tudo estiver conforme o esperado, a equipe responsável pela desova de containers pode fazer a retirada da carga. Os guindastes e as empilhadeiras são usados para transportar o conteúdo até seu local de armazenamento, onde a equipe pode dar continuidade ao seu trabalho.
O container em si é esvaziado, incluindo a remoção de qualquer material de segurança empregado na operação. Ao final, ele passa por uma verificação de segurança antes de ser utilizado em novos transportes.
Separação da carga para transporte
Ao ser removida do container, a mercadoria precisa ser processada antes de deixar o porto. Qualquer invólucro usado durante o transporte marítimo é retirado e as caixas são separadas de acordo com o trajeto a ser realizado por terra. Mais uma vez, o cuidado da equipe é fundamental para evitar danos aos produtos.
Entrega do produto ao destino
Por fim, cada mercadoria é separada e enviada para seu local de destino. No caso de grandes importações, é possível que ela vá diretamente para seu comprador, enquanto outras cargas são enviadas para centros de distribuição antes de chegarem ao cliente final.
Como você pôde ver, a desova de containers é uma tarefa integral para o transporte marítimo de cargas hoje. Desde o preparo até o recebimento da mercadoria, cada estágio deve ser realizado seguindo procedimentos de segurança bem específicos, para garantir a segurança da carga e a conclusão mais rápida do transporte.
Se você busca experiência e especialização para realizar a desova de containers em suas importações ou exportações, pode contar com a Wilson Sons. Temos mais de 180 anos de expertise em logística portuária e marítima, abrangendo todo o território nacional.Conheça melhor nosso serviço de desova de container e fale com nossa equipe comercial.