Redespacho: guia para otimizar a distribuição de cargas
- 22/10/2024
- 11 minutos
O trajeto realizado por certas cargas pode ser bastante complexo. Alguns locais são de difícil acesso ou estão além da capacidade para determinados negócios. Nesse contexto, é importante buscar soluções alternativas para atender às demandas do seu público. Um bom exemplo disso é o redespacho de mercadorias.
Esse método pode ajudar de forma considerável no alcance das entregas, assim como otimizar todo o processo de distribuição. Se você busca essas e outras vantagens, siga em frente para entender melhor o que é redespacho, como funciona e quais os passos essenciais para aplicá-lo com eficiência em sua logística.
O que é redespacho de mercadorias?
Redespacho é um método de distribuição que envolve a transferência da carga entre duas transportadoras, entre seu ponto de origem e seu destino. Ou seja, durante algum trecho do trajeto, a mercadoria é transportada por uma empresa diferente da que recebeu a carga originalmente.
Por exemplo, uma empresa de transporte recebe a mercadoria em seu ponto de origem, cujo destino é uma cidade-satélite no interior. A primeira transportadora, chamada de redespachante, leva o produto até uma cidade próxima de maior porte. Lá, a mercadoria é transferida para uma segunda transportadora, chamada de redespachada, a qual faz a entrega do produto ao seu destino.
Quais são os tipos de redespacho?
O processo de redespacho de mercadorias é dividido em três categorias, de acordo com a forma como é conduzido. Conheça, a seguir, as principais características de cada uma.
Redespacho básico
Esse é o método mais básico, em que a transportadora principal contrata uma transportadora secundária para levar a mercadoria por uma parte do trajeto. Nesse contexto, a redespachadora é a principal responsável pela entrega do produto, enquanto a redespachada tem vínculo jurídico apenas com a empresa que a contratou.
Redespacho intermediário
Nesse método, duas empresas de transporte são contratadas para auxiliar na entrega da mercadoria. Ou seja, há uma redespachadora inicial que recebe o produto em seu ponto de origem, uma redespachada que recebe o produto em um ponto intermediário, além de uma segunda redespachada que leva o produto de um ponto próximo até seu destino.
Subcontratação
Aqui, a empresa original contrata uma segunda transportadora para realizar o trajeto do início ao fim. Trata-se de uma prática mais comum quando a demanda excede a capacidade atual da empresa redespachante.
Em quais contextos o redespacho de mercadorias é recomendado?
O processo de redespacho tem vantagens-chave para o transporte de mercadorias em larga escala. Confira alguns exemplos.
Ampliação da sua rede
Pode ser difícil para algumas empresas acompanharem um crescimento rápido em suas demandas de transporte. Nesses casos, a contratação de redespachadas é uma maneira de elevar seu potencial para atender ao público, mesmo com um tempo limitado.
Integração entre meios de transporte
Outro propósito desse método é facilitar o uso de meios de transporte variados. Assim, você pode planejar rotas que envolvam transporte marítimo, aéreo, ferroviário ou rodoviário, aproveitando os pontos fortes de cada um deles.
Entregas urgentes
Determinadas mercadorias precisam chegar ao seu destino o mais rápido possível. Com o redespacho, é possível cumprir essa entrega em menos tempo, independentemente de limitações externas.
Locais de difícil acesso
Um dos objetivos mais comuns do redespacho é viabilizar a entrega de certas mercadorias em locais afastados ou com infraestrutura de transporte limitada — por exemplo, cidades isoladas, onde veículos de grande porte não têm acesso. Em vez disso, é contratada uma transportadora que utiliza veículos menores.
Qual é o passo a passo do redespacho?
Se você quer utilizar esse método como parte da sua logística de transporte, é importante entender como ele é conduzido. Descubra seu passo a passo.
Solicitação de redespacho
Todo o processo começa com a contratação da empresa que será a redespachada. Para isso, a transportadora original deve emitir a documentação, incluindo a Nota Fiscal do transporte, o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe) e o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais.
Ao longo do trajeto, também deve ser providenciado o CTe de Redespacho, que é emitido pela redespachada. Se houver mais de uma transferência, a terceira empresa envolvida deve emitir o CTe de Redespacho Intermediário.
Coleta dos produtos
Uma vez definidos o itinerário e os locais de transferência, a empresa redespachante faz a coleta do produto em seu ponto de origem. Caso a empresa tenha realizado a subcontratação de outra transportadora, a redespachada busca o produto, assim como o transporta até seu destino.
Transferência da carga redespachada
A mercadoria chega ao ponto de troca estabelecido e é transferida entre a redespachante e a redespachada. Pode ser que ela faça uso de diferentes tipos de navios e meios de transporte ao longo do caminho, o que pode exigir novas transferências.
Entrega para o cliente final
Uma vez que a última empresa na cadeira de transporte recebe a mercadoria, só resta entregá-la ao cliente final. Em alguns casos, essa transportadora segue a logística last mile, levando a carga apenas no último estágio.
Como implementar o redespacho em sua logística?
É verdade que o redespacho é um método bastante eficaz para ampliar o potencial do seu negócio. Porém, para que ele gere o resultado desejado, você deve se planejar de acordo. Veja alguns pontos de atenção antes de começar.
Avalie as demandas
Em primeiro lugar, faça uma pesquisa de mercado para determinar as demandas do seu público. Isso inclui tanto o volume de mercadorias em circulação quanto as entregas em certas localidades. Assim, você saberá se há oportunidades de crescimento que pode aproveitar melhor por meio do reencaminhamento de cargas.
Forme parcerias estratégicas
As transportadoras contratadas como redespachadoras devem ser confiáveis e bem qualificadas. Afinal, sua empresa é a responsável principal pela mercadoria do cliente. Se necessário, faça testes usando entregas menores antes de se comprometer.
O redespacho é uma boa opção para otimizar o transporte de mercadorias. Entender como ele funciona, sua estrutura e seus possíveis desafios também fará uma grande diferença na hora de adotar esse método em sua logística.
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