Wilson Sons conquista Selo Diamante de Sustentabilidade 2025, do Ministério de Portos e Aeroportos
Companhia reafirma compromisso com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, contribuindo para descarbonização e crescimento sustentável do país Com mais de 187 anos de experiência, a Wilson Sons conquistou o Selo de Sustentabilidade 2025 na categoria Diamante, conforme avaliação técnica do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor). A cerimônia de premiação foi realizada, […]
- 13/11/2025
- 5 minutos
Companhia reafirma compromisso com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, contribuindo para descarbonização e crescimento sustentável do país
Com mais de 187 anos de experiência, a Wilson Sons conquistou o Selo de Sustentabilidade 2025 na categoria Diamante, conforme avaliação técnica do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor). A cerimônia de premiação foi realizada, nesta quarta-feira (12/11), em Belém, no Pará. Receberam o prêmio do MPor a diretora Jurídica e de Relações Institucionais da Wilson Sons, Roberta Carvalhal, o gerente de Sustentabilidade, João David Santos, a gerente de Desenvolvimento Sustentável, Camila Felipe, e o gerente de Segurança, Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Guilherme Silva.
O Selo de Sustentabilidade é um reconhecimento e estímulo a empresas com boas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) que aderiram ao Pacto pela Sustentabilidade, instituído pela portaria no 58/2025. O pacto visa contribuir com a redução das emissões de gases de efeito estufa e implementar programas sociais e ambientais, alinhados às metas globais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.
De acordo com o MPor, as 63 empresas inscritas no programa apresentaram planos de ação baseados nos eixos meio ambiente, desenvolvimento social e governança. Conforme o desempenho avaliado, as organizações receberam o selo nas categorias Bronze, Prata, Ouro ou Diamante. Nesta primeira edição, 36 foram premiadas nas diferentes categorias.
A Wilson Sons vem adotando novas tecnologias e práticas sustentáveis, buscando a segurança, a eficiência e a sustentabilidade das operações, assim como a consolidação de programas sociais. Tem conduzido também diferentes estudos para implementar inovações que reduzam o consumo de combustíveis e energia elétrica.
“Com a adesão ao pacto e agora o reconhecimento do Selo Diamante, reafirmamos o compromisso da Wilson Sons com a sustentabilidade, reforçando nossa estratégia de aplicar as melhores práticas ESG na condução dos negócios”, afirma o CEO da Wilson Sons, Arnaldo Calbucci.
João David Santos, gerente de Sustentabilidade, destaca que “o pacto é uma iniciativa relevante para fortalecer a competitividade do Brasil no mercado global, promovendo o desenvolvimento sustentável do setor portuário”.
O evento contou com o apoio institucional da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e do Infra S.A. Participaram da solenidade de premiação, realizada durante a 30a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), o secretário Nacional de Hidrovias e Navegação, Otto Burlier, a diretora de Sustentabilidade do MPor, Larissa Amorim, e o superintendente de Gestão Ambiental e Territorial da Infra S.A., Bruno Marques.
Energia elétrica 100% renovável e rebocadores mais sustentáveis
As tecnologias de ponta e os novos equipamentos usados nas unidades de negócio da Wilson Sons, como a divisão Rebocadores e os terminais de contêineres em Salvador (BA) e Rio Grande (RS), aptos a operar os maiores navios do mundo, tornaram as operações ainda mais seguras, eficientes e com menores intensidades de emissões, contribuindo com a descarbonização da logística portuária e marítima no Brasil.
A Wilson Sons também construiu em seu estaleiro, no Guarujá (SP), no complexo portuário de Santos, seis rebocadores com tecnologia mais sustentável, entregues entre 2022 e 2024, renovando a sua frota de mais de 80 embarcações que atuam ao longo do litoral brasileiro. O casco inovador dos rebocadores permite diminuir as emissões de gases de efeito estufa, com redução estimada de até 14% no consumo de combustíveis fósseis, contribuindo para melhorar a qualidade do ar nos portos onde operam. Em 2025, a companhia iniciou, em seu estaleiro, a construção da nova série de três rebocadores com tecnologia sustentável e grande potência.
Entre outras iniciativas da companhia de descarbonização, estão o uso de energia de terra nos rebocadores (prioriza energia renovável); monitoramento da frota de rebocadores na Central de Operações, em Santos, otimizando a velocidade de deslocamento; e, nos terminais, a aquisição de energia elétrica 100% renovável (Rio Grande) e substituição de equipamentos a diesel por elétrico (Rio Grande e Salvador).
Sobre a Wilson Sons
Reconhecida pela sua ampla experiência de mais de 187 anos, a Wilson Sons tem abrangência nacional e oferece soluções completas para mais de 5 mil clientes, incluindo armadores, importadores e exportadores, indústria de energia offshore, projetos de energia renovável, setor do agronegócio, além de outros participantes em diversos segmentos da economia. Saiba mais clicando aqui.
Informações para a Imprensa
Danthi Comunicação Integrada
Gustavo Villela – gustavo.villela@danthi.com.br / (21) 99124-5158
Lúcia Martins – lucia.martins@danthi.com.br / (21) 98121-6742

